Quem contrai crédito em Portugal? Que idade tem? Há mais mulheres ou homens? E estrangeiros? O Banco de Portugal divulgou novos dados estatísticos que respondem a estas questões.
Em 2022, as instituições realizaram dois milhões de novos contratos de crédito a 1,5 milhões de pessoas, num total de 28 mil milhões de euros. Todos estes valores são superiores aos de 2021.
À exceção do crédito automóvel, as mulheres pedem mais empréstimos do que os homens, mas o valor é mais elevado no género masculino. No ano passado, 11% das pessoas que obtiveram crédito em Portugal foram estrangeiros.
No que concerne ao crédito à habitação, o mais considerável em termos de montante, o número de pessoas também foi superior em 2022, embora com um incremento de apenas duas mil. Cerca de dois terços da contração de crédito para a compra de casa, construção, obras ou compra de terreno ocorreu nas áreas metropolitanas de Lisboa ou do Porto.
Relativamente à faixa etária, 19% do crédito para a compra de casa foi concedido a pessoas com idade até aos 30 anos, 61% até aos 40 anos.
O crédito pessoal e automóvel também aumentou no ano passado face a 2021. A subida foi de 94 mil para 538 mil pessoas em relação ao crédito pessoal e, no caso do crédito automóvel, foram mais quatro mil, totalizando 226 mil pessoas. Apenas 8% do crédito pessoal e 9% do crédito automóvel foi concedido a estrangeiros, sendo que 53% dos que obtiveram crédito pessoal e 70% dos que contraíram crédito automóvel tinham nacionalidade brasileira.
Saiba mais em BdP Podcast que dá a conhecer as atividades desenvolvidas pelo Banco de Portugal e aborda temas que possam ser úteis no dia-a-dia dos cidadãos, sejam dicas para a utilização de serviços financeiros e de pagamentos ou informações sobre serviços disponibilizados a particulares e empresas.
O BdP Podcast está disponível no site do Banco de Portugal e nas plataformas Apple Podcasts, Stitcher, Spotify , Soundcloud e Google Podcasts.